domingo, 15 de maio de 2011

O nosso barco é um Trawler!

M
as, o que é isso? O que é um trawler? Na realidade, trata-se de mais um “americanismo” para definir um tipo de casco usado na pesca de alto mar na costa nordeste dos Estados Unidos. Assim se chamaram alguns barcos pesqueiros construídos inicialmente no estado de Maine de forma artesanal e impírica e que refletia a cultura local, não se sabendo ao certo quando, nem como surgiu a idéia. As linhas dos cascos destes barcos, tornaram-se conhecidas pela capacidade de enfrentar o constante mau tempo e mar grosso da região e deram origem a outros tantos tipos de cascos que se podem, ainda hoje, ver navegando nas águas do Atlântico Norte. Os Trawlers, são na realidade cascos deslocantes, com uma relação entre o seu deslocamento em libras e o comprimento em pés na linha de água por cima de 270. As suas caracteristicas principais sao o grande volume do casco, a capacidade de  carga e velocidade limitada a 1.34 vezes a raiz quadrada do comprimento da linha de agua em pes. Como tudo na vida tem suas compensações, se por um lado a velocidade de um Trawler é  limitada por razões de desenho, tambem necessita bem menos cavalagem no seu ou seus motores para chegar ao máximo de sua velocidade, tornando-se assim uma opção economicamente interessante como barco de recreio. Um casco deslocante, vive dentro da água e nunca entra em planeo, e se entrar, então não é Trawler. Por isso, é, em minha humilde opinião, equivocado classificar um casco de Trawler semi-deslocante, ou até planador, simplesmente porque é confortàvel, espaçoso, e não temos de dobrar a coluna para andar dentro dele.
Sem querer puxar o carvão para o meu churrasco, e defendendo a nossa língua Mãe que é riquíssima, a melhor tradução da palavra Trawler seria Traineira. Isso mesmo! Esses barcos artesanais que passam dias a fio em alto mar, que andam com motores proporcionalmente menores do que se poderia supor, e que não raramente são vistos entrar nas nossas baías com as popas literalmente submergidas tal a capacidade de carga.
A grande vantagem deste casco é a utilização de apenas 4 HP de potência efetiva para cada tonelada de deslocamento bruto para se chegar á velocidade máxima permitida pelo casco. Se bem que este cálculo e baseado em condições climáticas perfeitas, ao adicionarmos 30%- 50% de potência, se cobre com folga as adversidades que as condições de mar e tempo nos possam contemplar. Assim sendo, o Rainha Jannota deslocará aproximadamente 25 toneladas quando carregado e pronto para zarpar de tanques cheios e com 5 pessoas a bordo. Sua cavalagem máxima de projecto seriam 109 HP no hélice para uma velocidade maxima de de 8.5 ktn. Levadas em consideração as perdas de potência por fricção de eixos, buchas, reversor e etc, teoricamente um motor de potência intermitente de 125 HP daria para o gasto. Adicionando  os tais 30% - 50% para administrar contratempos, um motor de 145 hp a 180HP intermitente seria o ideal. No nosso caso estaremos adicionando 50% ja que utilizaremos parte da potência do motor para accionar outros sistemas periféricos em benefício da geração de energia elétrica e hidraúlica.

6 comentários:

  1. Amigos!
    Em uma traineira tem como colocar redes!!!
    ÊEEhhhh... Vidão, hein?
    Que a Rainha Jannota esteja pronto em tempo record, amigos!!!!
    Beijinhos.

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  2. Olá Fernando e Jana!! Obrigado pela visita lá no meu Blog e pelo comentário :-)

    Com certeza devemos nos encontrar!!! Afinal, por incrível que pareça os encontros entre os cruzeiristas por esse mar a fora é muito comum.

    Abraços ;)
    Fernando Previdi

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  3. OLA.
    PARABENS PELA DECISÃO TE TER UM TRAWLER E VIAJAR MUNDO HA FORA .
    FICO FELIZ EM SABER QUE BREVE VCS ESTARAM PONDO ESTE SONHO EM PRATICA ( DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE VCS TRANSFORME ESTE SONHO EM REALIDADE O MAIS BREVE POSSIVEL)
    SOU DIVORC. VIVO COM MEUS FILHOS E ESTO PENSANDO EM VIVER A BORDO TD MT EM FASE INICIAL.
    MAS DETERMINADO GOSTARIA DE MANTER CONTATO COM VCS . FORTE ABRAÇO.
    PAULO EMAILpmronin@hotmail.com

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  4. BOM DIA
    MESMO SEM CONHECER O CASAL TENHO GRANDE ADIMIRAÇAO . O QUE VCS FIZERAM E SIMPLESMENTE
    LINDO ,PARABENS.
    PENSO QUE UNIÃO ,COMPANHEIRISMO .CUMPLICIDADE ,DEDICAÇÃO NUM CASAL E TD CLARO NÃO ESQUESSAMOS O AMOR . VCS DERAO UMA AULA PRA MT GENTE .
    O QUE ACHEI MAIS IMPORTANTE NO PREJETO DE VCS FOI ISTO A EMBARCAÇAO PASSA A SER SO UM COADIJUVANTE.
    ESTOU FOCADO EM MORAR EMBARCADO OU A BORDO DE UM TRAWLER MAS TD ESTA NUMA FASE MT INICIAL MAS GOSTARIA DE PODER MANTER CONTATO COM PESSOA COM ESTE OBJETIVO, E OU QUE JA TENHA ESTA VIVENCIA. SENDO QUE INFELIZMENTE AOU DIVORCIADO E TEREI QUE DESENVOLVER O PROJETO COM MEUS FILHOS PRINCIPALMENTE COM MINHA FILHOTA A VIVI .

    SE TIVEREM EMAIL.DE PESSOAS COM ESTE PERFIL FAVOR INDICAR .
    FORTE ABRAÇO
    PMRONIN@HOTMAIL.COM

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  5. Olá, amigos, como vão?
    Sua história é incentivadora e cativante, tanto pelo amor ao mar, a dedicação aos sonhos e a cumplicidade de um casal.
    Gostaria de saber por onde andam agora... Já foram para o mar?
    Sou natural de Campinas, atualmente trabalho na cidade mas moro em Jundiaí. Em 10 anos me aposento e tenho o sonho de, a partir de então, achar um Trawler para chamar de lar...

    Boa sorte e continuem a sonhar! Abs,

    Rui Galletti
    ruigalletti@hotmail.com

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  6. UM belo sonho em especial se construido a dois. Tenho o mesmo objetivo e um trawler sem duvida é o barco. Ja tive um veleiro de 31 pes mas hj tenho a certeza de que o trawler é minha medida. Tenho 59 e tb com uma união estável de 37 anos. tres filhos grandes e me aposentando no próximo ano (se o governo permitir). QAuem sabe podemos trocar experiencias. Estou com intenção de comprar um curruira 33 e quem sabe você pode me ajudar a avaliar se não for inconveniente ao casal. Forte abraço e um feliz 2017. sergio.ricupero@hotmail.com

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