domingo, 15 de maio de 2011

O Motor, o Reversor e o Hélice!

A
 eterna dúvida; um ou dois motores? Me nego terminantemente revivar aqui este debate tão discutido em centenas de artigos de revistas especializadas deste nosso planeta. Se quem tem um não tem nenhum e, quem tem dois só tem um, lógicamente quem tem 2, dobra os custos de aquisição,  a manutenção, as possibilidades de problemas e etc. Está estatisticamente documentado que 90% das panes de motores diesel tem como causa-raiz, deficiências relacionadas ao sistema de alimentação e qualidade de combustível. Ora, se ocorrem panes em 1 motor por este motivo, haverão panes em dois pelas mesmas razões. Voltando ao paralelo com embarcações simples de trabalho, estas acumulam milhares de horas de trabalho com um só motor e sistemas rudimentares de instalação, sem maiores problemas. Nas minhas tarefas de pesquisa sobre este tema, tenho contactado alguns cruzeiristas de Trawlers sobre o tema e descobri que os que tem dois motores em suas embarcações, seja por projecto original de barcos comprados usados ou por decisões pessoais durante a construção de novos, depois de anos de uso extenso, quando perguntados o que fariam de diferente se fossem começar tudo de novo, a resposta é quase sistematicamente, a instalação de um só motor. Isso para mim bastou para apurar a minha decisão sobre o tema.
Os “trawleiros puristas”, conclamam aos 4 ventos que o motor ideal para um Trawler tem que ser de aspiração natural e bem pesado. Ora, motores com essas caracteristicas, hoje são considerados dinossauros, quase inexistentes. A idéia por detrás desta teoria, é a utilização de motores pesados, alta relação peso/potência, e de baixa RPM. Se nos pusermos a ler as especificações dos motores utilizados por estaleiros de renome internacional no mundo Trawleiro, Realships, Nordhavn, Kadey Krogen, Selene e etc, vemos que na sua maioria os motores utilizados tem sua máxima potência gerada a não mais de 2500 RPM, média geral. Que saudades do Scania DS11!...Mas, vejamos este conceito detráz para a frente.
Sendo a idéia original deste tipo de casco, a economia de operação com o máximo de conforto, é conveniente pensar-se muito bem no conjunto motor, reversor e hélice, em benefício do aumento de eficiência da embarcação a baixa RPM. Embora a velocidade máxima seja de 8.5 knts, a velocidade de cruzeiro estará entre os 6 e os 7 knts, e, para ter-se o máximo de eficiência em manter curso e manobrar dentro de marinas ou espaços apertados, faz-se necessário o maior hélice possível “acomodado” ao projecto do casco. Temos que ter sempre em mente que os Trawlers são embarcações pesadas e volumosas sujeitas aos mandos de forças exteriores gerados por inércias do ambiente ao seu redor. Para combater essas forças, faz-se necessário torque no hélice para respostas rápidas aos nossos comandos. Por isso, o hélice tem que estar desenhado para “cavar” a maior quantidade de água possível para imprimir torque instantâneo que impulsionará a embarcação. É bom lembrar aqui, que um rebocador tem sua eficiência calculada em função do tamanho do hélice e não da potência do motor.
Depois de estudos feitos por construtores tradicionais de Trawlers e cascos deslocantes, o consenso é fazer a hélice rodar entre 450 e 650 RPM quando o motor está em velocidade máxima. Isto para traneiras. Para rebocadores, este regime de rotação é reduzido em 30%, no mínimo. Se o motor tem 2500 RPM de velocidade máxima, a redução do reversor seria de 2500/650=3.84:1. Todas estas idéias e cálculos podem ser melhor entendidas no livro “Passagemaker” de Robert Babee e no site www.boatdiesel.com. Considero que este site tem sido uma das melhores fontes de informação em minhas pesquisas para optimizar o tamanho da hélice. Lógico que tudo tem que estar de acordo para seguir esta teoria. Não se poderá usar uma hélice grande se o barco não esta desenhado para tal.
A idéia no Rainha Jannota, é ter um apartamento flutuante, com vista para o mar e/ou praia, de dois quartos sendo 1 suite, sala e cozinha integradas, área de lazer e solarium, navegando a 7 knts em regime de cruzeiro, gastando 10-11 litros de diesel por hora, por todas as praias, baías e portos que nós quisermos, quando quisermos.

5 comentários:

  1. Nando és um poço de cultura naval. Teus textos são simples de serem compreendidos, mesmo por leigas como eu. Terei que aprender muito para te acompanhar nesta viagem marítima... Bjs.

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  2. Janica
    Quisera eu ser esse poco que falas. Neste momento estou mais para charco do que para poco. (falta a cedilha)
    Bjs

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  3. parabens ao casal vinte
    que este blog represente os anais do rainha janota nesta missão de desbravamento da costa brasileira. voces são dez. juntando os dois da vinte. rsrs

    bjs

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  4. Boa tarde descobri voces agora e tambem estou me aposentando e construindo meu barco aguardo noticias
    gostaria de ouvir sua vivencia muito obrigado

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  5. Boa tarde descobri voces agora e tambem estou me aposentando e construindo meu barco aguardo noticias
    gostaria de ouvir sua vivencia muito obrigado

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